domingo, 20 de setembro de 2009

Da divisão do latifúndio.


Cada vez que lembro dessa humilde história, tenho ataques horrorosos de risos. Daqueles de dar nojo na Glorinha Kallil. Então, acho que preciso dividi-la com vocês pra que eu não seja a única a rir que nem uma descompassada.
Foi assim... que eu vi você passar por mim... Desculpe, mas não consigo pensar em Foi Assim, sem pensar em Eu vi você passar por mim! Beijos, Vanderléia, me liga sempre!
Assim, ó: Minha mãe, no verão, chegou em meu apartamento munida de grandes armas. Sacolas de produtos de limpeza de todas as etnias, cores e credos e uma faxineira, que aqui chamaremos de Cátia Catiaça. Mãe, eu sou limpinha, mas tudo bem, entre com suas armas para a Batalha dos Farroupilhas.
Minha mãe, os apetrechos e a Cátia Catiaça adentraram na minha cobertura (cobertura de pó, gente!) e mãos e pernas pra que te dejejo! Minha mãe dava as coordenadas, a Cátia Catiaça fazia e eu olhava com cara de praia lotada num dia de domingo pras duas.
Até que chegou o momento de fazer uma arrumaçãozinha nos meus sapatos, que por sinal se multiplicam, não sei como (heim?), então eram móóóitos! Vê daqui, escolhe daqui, este não serve, esse tá feio, esse tá furado, esse eu uso, esse isso, esse aquilo... Pra organizar a suruba calçadística, minha mãe teve a ideia:
- Rita, separa em três lotes. Os que tu queres (ufa, ela pensou em me deixar com alguns!), os que tu vais dar para alguém e os que estão totalmente desgraçados e vão para o lixo.
-Ok! Boa ideia, mamãe, por isso que eu te amo, tu tem ideias geniais!

A Cátia Catiaça vendo tudo aquilo disse que poderia ficar com a parte deste latifúndio dos sapatos que eu iria dar pra alguém.
- Ok, Cátia Catiaça, leva tudo e eu viro índia tupi...
Separados os lotes, os meus, os teus e os nossos... O do lixo pro lixo foi, o da Cátia Catiaça, para um canto foi e o meu para o lugar destinado.

Passado algum tempo... a casa cheirosa... A Cátia Catiaça resolve ir embora, toma banho e veste seu melhor vestido. Na hora de pôr seu sapato de cristal, a euforia toma conta da casa.
-Rita, tu viu o meu sapato?
-Como é, Cátia Catiaça?
-É uma sandálinha rasteira.
-Vamos procurar!

Começamos a procurar e nada. Quando tive a brilhante ideia de olhar pra minha mãe. Ela estava com a boca apertada, com uma cara de pavor, mas com uma boquinha meio de riso, bem quietinha, sem emitir sons.
Mandei um olhar devastador pra ela e ela disse:
-Quem sabe não tá na sacola dos sapatos que a Cátia Catiaça vai levar?
- Grande ideia! Disse a Cátia Catiaça, com uma ponta de esperança.

E nada.

Bom, chegamos, eu e Cátia Catiaça, à conclusão de que sua sandália rasteira, o auge do verão, foi para o lote dos sapatos desgraçados que iriam para o lixo. Corremos até a lixeira geral do prédio e nada. NA-DA. Já tinham pego o lote dos sapatos desgraçados que iriam para o lixo.
Cátia Catiaça, no auge da tristeza, disse com uma voz melancólica ao som da nona sinfonia de Bethoveem:

- Não faz mal, ganhei vários mesmo.

E foi para o lote que agora lhe pertencia, procurar algo pra pôr em seus pés.

Minha mãe chorou três dias e três noites sob o efeito de um sossega leão.¹


¹. Isso foi pra minha mãe não ficar mal na foto!

4 comentários:

  1. hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!Cada vez que me lembro deste dia, morro de rir e de vergonha da "Cátia Catiaça"...
    Só tu mesma prá me fazer rir mais ainda.
    Foi hilário, né!!!!!!!
    Bjussss

    ResponderExcluir
  2. Noooossa...
    Como assim levam a mulher pra fazer faxina e jogam a sandalia dela fora?!
    Agora sei bem daonde saiu essa loirinha, engraçadinha e um tanto desajeitada!!!!
    beijosseminvejadomaridoporfavor!!!!

    ResponderExcluir
  3. pq não me tu não me chamou no dia da distribuição dos sapatos???? tu gosta mais da cátia catiaça do que de mim???? sorte tua q não calçamos o mesmo numero!!!!

    ResponderExcluir
  4. PelamordeMarx Rita!!! Como é que tu fazes uma dessas?

    ResponderExcluir