segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A tia Neiva

Numa dessas andanças da vida, fomos eu e Maria na Lagoa do Jacaré prum mergulho a la novela, em câmera lenta, sorriso no rosto e trilha sonora (imaginou a cena né?). Chegando lá, sentamos à beira da lagoa a observar o horizonte e pensar na vida (outra cena de novela!) e enquanto criávamos coragem para entrar na água, descobrimos a Tia Neiva.
A Tia Neiva estava com sua sobrinha dentro da água. Tia Neiva nos fez desepertar o riso de uma maneira descontrolada, pelo menos o meu, que é facinho, facinho...
Uma figura caricata, desengonçada, desprovida de beleza e de noção. Mergulhava como se estivesse competindo a medalha de ouro, batia os pés e nada de sair do lugar. Quando emergia, seu cabelo parecia o Galeão Cumbica (Professor Raimundo, gente!) e mesmo assim ela sorria pra plateia e soltava algumas pérolas do tipo "nham nham nham".
Tia Neiva criava seus inimigos e jogava água neles. Pelo menos no nosso alcance ocular, meu e da Maria, eles não apareciam. Tia Neiva dançava ao som de De Javu: "quem cê pensa que eu sou, se não sou o que pensou, me libera, não insista..." de olhos fechados e sorriso no canto da boca. Tia Neiva não percebia os limites do perigo e sua sobrinha, de por volta de 8 anos, é que a puxava para a beira da Lagoa. O que mais ouvíamos era:
- "Vem, tia Neiva, vem!"
Tia Neiva, olhava, ria, soltava um nham nham nham e mergulho de novela de novo.
Quem me conhece imagina o quanto eu estava com a boca aberta de tanto rir.
Mas depois, pensando nas amarravas que a vida nos faz, percebi o quento Tia Neiva era feliz.
Tia Neiva era protagonista de sua vida, de suas vontades e eu, mera espectadora, sem interagir.
Tia Neiva estava vivendo sem limite, fazia o que lhe dava vontade sem pensar se a estariam julgando.
Tia Neiva era cheia de possibilidades e eu ali. Apenas ria. Um riso figurante, sem importância, sem validade nenhuma pro momento que não era meu.
Tia Neiva vivia o momento deliciosamente sem perceber que isto, sim, era viver.

Ás vezes, é necessário um encontro como este pra percebermos que as possibilidades de vida estão dentro de nós e não nas convenções a que estamos imbricados.
Que todas as "tias neivas" ocultas habitantes em nós sejam despertadas, um dia...


2 comentários:

  1. Rita querida,

    Você conseguiu me emocionar a ponto de descer lágrimas dos meus olhos...
    Quantas amarras temos dentro de nós...
    Já me vi assim olhando uma figura que, naquele momento,para mim, era patética, passados alguns segundos, percebi que patética era eu julgando-a louca.Ela tinha 85 anos e estava muito feliz por ter conseguido fugir do motorista que, também lhe vigiava os passos...Loucos eram seus filhos por tratá-la daquela maneira. Conversamos muito a respeito de vida, velhice...Disse-me que quando nova foi muito pobre mas o trabalho tinha lhe rendido bons frutos, infelismente tardios pois a idade e, principalmente os filhos, não lhe permitiam aproveitá-los. Deu-me muitos conselhos e se foi. Seu nome era Berta. Nunca a esqueci.
    Obrigada por ser uma das minhas seguidoras.
    Adorei seus textos. Você já leu alguns da Marta Medeiros? são ótimos!!!
    Beijos de luz

    ResponderExcluir
  2. QUANDO A TIA NEIVA ESTAVA PRESTE A MORRE ELA RECEBIA VISITA DE UM PASTOR PROTESTANTE? EU QUERIA SABER DISSO POIS OUVIR UM BOATO A ESTE RESPEITO E GOSTARIA DE SABER MAIS DE PESSOAS QUE POUSEM UMA INTIMIDADE MAIOR OK! SE VÇ PUDE MI RESPONDE AGRADEÇO OK! O BOATO E QUE ELA AVIA SE RECONCILIADO COM CRISTO , MAS TIA NEIVA ALGUM DIA FOI PROTESTANTE?wendelmeca@hotmail.com

    ResponderExcluir