domingo, 12 de julho de 2009

Dos cachorros do Cazuza...


Li uma frase do Cazuza que muito me sacudiu: "Amar é abanar o rabo,lamber, latir e dar a pata." Grande Cazuza, grande comparação. Sem melações exacerbadas, mas com uma metáfora brilhante, o cara resumiu o que é o amor sem precisar de sonetos estridentes e vocábulos mirabolantes. Nem rima rica, nem elaborada... sem rimas e o efeito se fez.
Amar é isso mesmo. Não consigo pensar em algo que eu possa subverter, dizer, parafrasear e copiar que vá tão fundo no sentimento quanto esta frase. Damos a pata, sim... Abanamos o rabo sempre... Lambemos instintivamente... Latimos, por que não??? Amamamos como os cachorros e tínhamos que nos inspirar mais neles também.
Se amam, fazem festa. Se não amam, rosnam. Ponto final. A índole canina se resume em sim e não. Fácil, não é mesmo??? Seria se não tívéssemos sempre inbricadas numa tal de sociedade, se não tivéssemos arraigadas por convenções que nos dizem o que é bonito mostrar ou não.
Se não gostamos, precisamos pelo menos ser educadas. Se vamos explodir num choro, precisamos pelo menos olhar para os lados e apenas deixar uma mísera lágrima escorrer lá pelo cantinho do olho. Se estamos felizes, não podemos gargalhar e nem pular. Se estamos com sono, fica chato bocejar. Se amamamos, não é legal mostrar muito pro outro não se assustar. Se odiamos, a pessoa nem precisa ficar sabendo. Se a comida está ruim, temos que disfarçar e engolir bonitinhas. Se a música é a nossa preferida, fica estranho cantar alto...
Que mundo é esse, papai do céu??? Por que não podemos rir para quem queremos e botar a língua para quem não nos faz bem??? Por que precisamos de diplomacia o tempo todo??? Ser diplomático é desgastante demais.Tem momentos que é essencial uma rosnadinha básica.
O bom mesmo seria se pudéssemos abanar o rabinho, lamber e dar a pata sempre que quiséssemos. O bom mesmo seria se pudéssemos rosnar e morder a quem não queremos bem. Não sei se seria mais fácil, mas que seria mais coerente, isso seria...

Um comentário:

  1. Ai eu adoro ler teus textos sabe. Tens um dom maravilhoso *.*
    E acredito que tyenhas razão, mas imagina se agíssemos tão irracionalmente quanto os animais? Ia dar muito mais morte HAHAHAAHA, mas as vezes dá vontade de falar o que se quer ao invés do que se precisa né?
    Hheheheeheh
    Olha coloquei um link do teu blog lá no meu como os blogs prediletos :)

    beijooooooo

    ResponderExcluir