segunda-feira, 25 de maio de 2009

Do amanhã.

Quando alguém da nossa idade vai, parte, morre é uma sensação muito ruim. Ainda mais quando isso se dá assim, de repente, entre uma curva e outra. Entre uma festa e outra. Entre uma noite e outra.
E o que eu quero fazer quando eu tiver 40 anos? E o que eu quero fazer quando eu tiver 30? E o que eu quero fazer no ano que vem? E o que eu quero fazer a semana que vem?
"Houston,estamos com problemas": acreditamos na eternidade. Traçamos planos mirabolantes para a próxima década e esquecemos que ela pode não chegar. Enlouquecemos com os objetivos do próximo ano e deslembramos o dia de amanhã.
E por falar nele, o dia de amanhã nunca é planejado. Ele apenas chega e vai embora. Planejar é coisa de mais pra frente, mais a diante, depois. O amanhã é daqui a pouco. O amanhã é daqui a quatro horas, para que planejar algo tão próximo? Não, senhora, planeje o amanhã. Planeje o seu amanhã todo o dia.
Viva. Viva e viva. Viva!
Limpe as gavetas, jogue fora as roupas que não servem mais. Viva! Troque de opinião, de cabelo e de curso. Viva! Troque de trajeto para ir trabalhar. Veja pessoas novas. Sorria ao atender o telefone. Jogue tudo para o alto, quebre o salto, ande de tênis. Viva! Se jogue num amor, se atire numa paixão, mova montanhas. Cante desafinadamente até alguém reclamar. Leia rótulos de xampu. Beba Skol. Compre Batom. Veja o mar, sinta as ondas, se jogue de roupa e tudo na piscina.
Pise na poça d’água e molhe o sapato. Ria, ria e ria de suas bobagens. Viva! Coma algo cheio de gordura trans. Veja novelas, grite com os personagens, tenha raiva do vilão, dê boa noite à Fátima e ao Willian. Viva! Boceje fazendo barulho. Esqueça o adoçante. Morda o seu cachorro. Vire a mesa e quebre os copos. Beba vinho tinto seco. Corra uma rústica e chegue sem medalhas. Xingue o juiz, suba na tela.Esqueça os pingos dos is. Conjugue seus verbos mais imperfeitos. Viva!

E se 24 horas não forem suficientes, deixe algo para amanhã. Mas só para amanhã.

4 comentários:

  1. Eu quero é que a vida passe e fique ao som de nossas musicas e falas desafinadas e que eu possamos sempre tomar vinho tinto seco.
    Não é doce, mas nos faz mais felizes, nemos lúcidos e esse mundo não precisa disso!
    Precisa de nossa loucura, nossa sã loucura!
    Teus textos são lindos, já disse isso e me fazem pensar movimentos e momentos próximos e distantes, consoantes e vogais...

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai, vejo q concordamos em muitas coisas... principalmente no Beba Skol, ande de tênis... hehehe!

    Sim, e no Viva o hoje, é claro! Como diria a Pitty: "semana q em pode nem chegar!"

    ResponderExcluir
  3. Viver!
    E não ter a vergonha
    De ser feliz
    Cantar e cantar e cantar
    A beleza de ser
    Um eterno aprendiz...

    Enquanto lia o texto lembrei deste clássico do Gonzaguinha!!!! Muito bom o texto... adorei!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai estou adorando passar por aqui, vale a pena viu...
    Adorei esse texto, tem muita lógica sabe, mas não sei se conseguiria seguir à risca :P

    bjbjbjbj

    ResponderExcluir