quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pode beijar a noiva.




Maio é o mês das noivas, assim para não contrariar a regra fui a um casamento. Atentamente, ouvi o que o padre dizia... e dizia com muita emoção, pois, às vezes, eles parecem que apertam o botãozinho que diz Speak e saem falando, falando sem ao menos esboçar alguma reação ao pronunciar aqueles atos. Este padre não. Falou com os olhos, com as mãos, com o semblante. Usou a emoção ao falar. Mas falou o que todos dizem.


... Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza... E eu vos declaro marido e mulher... Pode beijar a noiva...


Sinto vontade, sinto uma gana, um desejo, uma ânsia em aumentar o que os padres dizem na hora da cerimônia. Com suas licenças, eis minha dica a estes religiosos:




Na alegria e na tristeza, na angústia e na leveza, na certeza e na incerteza...


No mau humor e no sorriso, na TPM e na preocupação, no abraço e na falta dele...


Nas inconstâncias e nas constâncias, nas dúvidas e nas dívidas, na música e no silêncio...


Na amizade, no companheirismo, no aperto de mão e na discplicência...


Na garra, na coragem, no medo e no obstáculo, no erro e no acerto...


Na festa e no hospital, na prosa e na poesia, na sala e na cozinha...


No ser e no não ser e no achar que sabe...


Na procura e no encontro...


Na saudade e na morte dela...


Na confusão, no desatino e na serenidade...


Na piada sem graça e na dança engraçada...


Na Holanda e em Itapetirica da Serra...


Na raiva, no desprezo, no sim e no não...


Na mesa e na cama...


No churrasco e na cerveja, na canja e no chá de boldo...


Na construção e na descontrução, na potência e na impotência...


Na mentira na hora certa e na verdade na hora errada...


Na bicicleta e na Eco Sport...


Na loucura e na lucidez...


Nas xícaras e nas taças...


No grito e no sussurro...


Na invasão e na delicadeza...


Na erupção e na avalanche...


Na geral do Inter e nas numeradas do Grêmio...


Nos ditos e não ditos...


Nas regras e nas contravenções...




Agora sim... eu vos declaro marido e mulher....


Pode beijar a noiva.




6 comentários:

  1. Quando chegasse na parte do "pode beijar a noiva" o cara já teria saído correndo... HAHAHAHAHAHAHA
    É cisa demais pra saber no início, deixa eles terem o azar de descobrir isso depois, e acreditarem que tudo são flores no início :P
    HEHEHEHEEHE
    bJ

    ResponderExcluir
  2. Tua crônica tá MARAVILHOSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que os padres poderiam utilizar Vinicios de Morais "Para Viver um Grande Amor"!
    Resumiria tudo...
    Eu não ando só
    Só ando em boa companhia
    Com meu violão
    Minha canção e a poesia

    Para viver um grande amor, preciso
    É muita concentração e muito siso
    Muita seriedade e pouco riso
    Para viver um grande amor
    Para viver um grande amor, mister
    É ser um homem de uma só mulher
    Pois ser de muitas - poxa! - é pra quem quer
    Nem tem nenhum valor
    Para viver um grande amor, primeiro
    É preciso sagrar-se cavalheiro
    E ser de sua dama por inteiro
    Seja lá como for
    Há de fazer do corpo uma morada
    Onde clausure-se a mulher amada
    E postar-se de fora com uma espada
    Para viver um grande amor


    Eu não ando só,
    Só ando em boa companhia
    Com meu violão

    Minha canção e a poesia

    Falado

    Para viver um grande amor direito
    Não basta apenas ser um bom sujeito
    É preciso também ter muito peito
    Peito de remador
    É sempre necessário ter em vista
    Um crédito de rosas no florista
    Muito mais, muito mais que na modista
    Para viver um grande amor
    Conta ponto saber fazer coisinhas
    Ovos mexidos, camarões, sopinhas
    Molhos, filés com fritas, comidinhas
    Para depois do amor
    E o que há de melhor que ir pra cozinha
    E preparar com amor uma galinha
    Com uma rica e gostosa farofinha
    Para o seu grande amor?

    Cantado

    Eu não ando só
    Só ando em boa companhia
    Com meu violão
    Minha canção e a poesia

    Falado

    Para viver um grande amor, é muito
    Muito importante viver sempre junto
    E até ser, se possível, um só defunto
    Pra não morrer de dor
    É preciso um cuidado permanente
    Não só com o corpo, mas também com a mente
    Pois qualquer "baixo" seu a amada sente
    E esfria um pouco o amor
    Há de ser bem cortês sem cortesia
    Doce e conciliador sem covardia
    Saber ganhar dinheiro com poesia
    Não ser um ganhador
    Mas tudo isso não adianta nada
    Se nesta selva escura e desvairada
    Não se souber achar a grande amada
    Para viver um grande amor!



    hehehehe

    Li teu texto e me lembrei dessa musica na hora, por isso postei, pensando em minhas aventuras, loucuras e escolhas!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Mas tem q ter coragem pra aceitar tudo isso, de ambas as partes, né?!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito... e fiquei refletindo... talvez se o padre dissesse tudo isso os noivos iam pensar e de repente sair correndo!!! rsrsrsr Já pensou????
    Mas com certeza o casamento dessa forma seria algo um tanto mais realista!!!! Adoreiiii..
    Quando eu casar, vou pedir pra que escrevas o sermão do padre!!!!! bjo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Hahahahahaha, muito bom!!! Bjsss

    ResponderExcluir