quarta-feira, 20 de maio de 2009

Narcisista, sim senhor!


Na mitologia grega, Narciso é um rapaz que, apaixonando-se profundamente por si próprio, ao ver sua imagem refletida em um lago, acabou por cair na água e se afogar.Na Psicologia,o narcisismo, descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo. E no senso comum, os narcisistas são vistos como pessoas que "estão se achando".

Todas as adjetivações dadas aos derivados de Narciso recaem na autossuficiência, naquele que se basta, mas sempre de uma forma negativa.

Pois bem, tenho algumas indagações: que mal tem alguém se bastar em si mesmo??? Que mal tem alguém se apaixonar por si??? Que mal tem alguém se querer e se enlouquecer por si???

Não vejo mal nenhum. Vivemos no coletivo, amamos no coletivo, cultivamos no coletivo. A equação mais usada é "eu + você = nós". "Pense nos outros, somos uma equipe, ninguém vive sozinho" são jargões que batucam na nossa cabeça em "n" situações da nossa vida.Quando paramos e nos amamos, nos admiramos e nos bastamos somos criticados. Friamente criticados, erroneamente julgados.Se nos damos a um amor, somos dependentes e possessivos, se nos amamos em primeiro lugar, autossuficientes e egoístas. Não temos escolhas. O mundo nos cria nomenclaturas.

Eu tenho a minha escolha: Me permito, me basto, me quero. Sorrio sempre na frente do espelho e me espio em reflexos de vitrines. Faço pose, canto bem alto e me imagino estonteante na entrega do Oscar.

Defeitos??? Inúmeros! Tenho todos possíveis e impossíveis. Não caberiam aqui se eu fosse citá-los. Mas para além das minhas imperfeições, sou narcisista.Uma narcisista autocontemplativa.

Sinto um acréscimo de estima por mim mesma e na minha humilde existência me permito o lugar mais alto do pódium.


3 comentários:

  1. Rita... adorei o texto e cheguei a conclusão que sou pra lá de narcisista... pq eu me amo incondicionalmente... bjo!!! ahh.. também não vejo mal algum nisso!!!!!

    ResponderExcluir
  2. tah se 'achanu'!!! hehehe!
    Mas tem q ser! Se eu nao me achar, qm vai achar!

    ResponderExcluir