domingo, 31 de maio de 2009

Da minha felicidade


Hoje escutei uma música da Rita Lee que diz: "Mais louco é quem me diz que não é feliz, eu sou feliz." Me chamou a atenção esta afirmação "eu sou feliz". É interessante assumir-se feliz. Parece que é pecado ser feliz em um mundo tão desigual, anormal, desleal e injusto.Assumir uma gargalhada em meio à fome ali na esquina chega a doer. Assumir a felicidade enquanto tem gente dormindo nos bancos da rodoviária é visto como egoísmo.Mas faremos o quê? Negar a nossa felicidade não vai mudar a realidade horrenda que existe. Anular o sorriso não vai passar o frio de ninguém.
Às vezes penso que a felicidade não dá ibope. E não dá mesmo. Fulana está feliz. Ponto final. O que tem de interessante nisso? Nada. Já Cicrana tentou o suicídio. "Ohhhhhhh, por quê? O que houve? Deve ter sido por causa de Beltrano? Ou será falta de dinheiro? Dizem que ela nunca bateu bem mesmo." Acho que nem precisamos mais tocar nesse assunto de ibope, não é mesmo?
As pessoas costumam dizer que a felicidade chega sempre atrasada. Só nos reconhecemos felizes quando a felicidade já passou. Sabe aquela premissa " a gente era feliz e não sabia"? Pois é... não percebemos a felicidade, até porque ela não se faz concreta na maioria das vezes. Só mais tarde vimos que a sua concretude esteve ali, de mansinho, mas esteve.
Esteve no parabéns a você, esteve na chave na porta de alguém que dizia não voltar, esteve no ronco do motor passando na rua, esteve no filme de Woody Allen, esteve na voz do Chico Buarque, esteve na cólica que passou, esteve no time que ganhou, esteve no sim, esteve no não... Esteve na chuva batendo na janela e no sol inundando a praia. Esteve no bolinho de chuva e no passeio de lancha.
A felicidade tem muitas caras. A cara da minha é diferente da cara da tua. Ela não é necessariamente uma explosão digna de capa do NY Times. Portanto, respeite o meu sorrisão... Posso estar feliz pois escutei uma música do Roberto Carlos na voz de Ana Carolina ou porque emagreci seiscentos gramas. A frase "eu fui feliz" eu deixo para quando meu dia não passar de um álbum de fotografias, pois a minha felicidade, com todo respeito é só minha e eu a conjugo, sim, no presente do indicativo, tal qual a Rita Lee:" Eu sou feliz".

2 comentários:

  1. Amei!

    A felicidade está nas pequenas coisas!

    Simples, né?!

    Não entendo pq a gente complica tanto, busca tanto... idealizamos a felicidade como se ganhassemos nas maquininhas de um Cassino, com luzes piscando e musikinhas...

    Quando na verdade um abraço, uma conversa, uma cerveja dividida nos faz tão feliz...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito!!! Depois de lido... me descobrir feliz... incrivelmente feliz... BJO!

    ResponderExcluir