domingo, 19 de abril de 2009

Caixa de risadas


Minha vó tinha uma caixa cheinha de fotografias, a caixa de risadas. Nossa!!! Nos juntávamos ao redor da caixa e nossos maxilares saiam doloridos! Era o cabelo de um, o modelito de outra... tudo era motivo para gargalhadas homéricas e contagiantes. Quando o sujeito se encontrava ali no meio de nós e era avistado em alguma foto da caixa da risada a emoção era maior! E quando não se encontrava era melhor ainda já que poderíamos acabar com a reputação do coitado em segundos!

Bom, mas o que me trouxe aqui talvez seja o saudosismo. Não existem mais caixas de risadas que unem as famílias e as netaradas para grandes tardes risonhas... As caixas de risadas agora são digitalizadas. As caixas de risadas foram substituídas por pastas nomeadas por datas e eventos.

Em um clique, estamos na viagem de Gramado de dois mil e cinco de Bete e Lulu e lá... Surpresa! Encontram-se apenas as fotos da viagem de Gramado de Bete e Lulu no ano de dois mil e cinco! Nada além. Não vai haver ali a lembrancinha de dois aninhos do sobrinho da vizinha da tia da cabeleireira em mil novecentos e oitenta e quatro....

Não vamos mais sentar em roda ou uns atirados por cima dos outros pelo sofá e chão... Estamos todos ao redor do computador. Um sentado na cadeira e os outros em pé, corcundas na volta. A foto não é passada de mão em mão como um circuito. A foto está na pasta. E a pasta é apenas da viagem de Gramado de Bete e Lulu no ano de dois mil e cinco...

Não vamos mais sair correndo com a foto da nossa prima de saia-calça, antes da progressiva com o cabelo de dar inveja ao Xororó para mostrar para o novo namorado dela que o tempo foi bem parceiro com ela. A foto está na pasta e a pasta é previsível, pois contém exatamente o que queremos mostrar naquele momento.Se não quisermos mostrar, não há perigo para deboches e risadas, pois a foto já foi há tempos para a lixeira, em apenas um clique, zupt, a foto partiu pra outra dimensão!

Não faço alusão aos tempos antigos e nem tenho saudades da "era pré-celular", mas nem todas as vantagens que a tecnologia nos traz substituem a alegria e o entusiasmo que me proporcionavam encontrar a foto da minha tia-avó seguida de um "adeus à infância e um sorriso à mocidade" na caixa de risadas... Ah, como era bom!!!

3 comentários:

  1. com certeza temos saudades desse tempo!!!

    ResponderExcluir
  2. As antigas fotos q hj a gente scannea pra colocar no orkut.... hehehe! Maus bisnetos não vão ter surpresa nenhuma qdo ficarem em volta do computador... minhas pastas são todas organizadinhas, por ordem cronológica... hahahaha!

    ResponderExcluir
  3. "Cada um de nós compõe a sua história..." Plagiando Almir Satter vejo que a nossa história tbém é composta pelas "fotos de morrer de rir"...Este registro fica guardado além- memória... nas caixas e álbuns que vez por outra retiramos das gavetas p nos deliciarmos e recordarmos, além das boas risadas.
    Que saudades dos tempos na casa da "vó Erna", onde vcs se reuniam p "ler" um pouco da "nossa história" através dos "retratos".
    NOSSA história se perpetua através do Pedro (nosso grande amor), que vez por outra tbém ensaia suas "risadinhas" ao "ler" nosso livro da vida. Bjussss filha, TE AMO MUUUITO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir